quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Conheça os estilistas mais famosos do mundo da moda



CHANEL

ithaca-fashions-legacy-historic-log-image-9003.jpgFundadora: Gabrielle Bonheur Chanel (1883-1971)
Quando: 1910
Onde: Paris, França
Designer atual: Karl Lagerfeld


História: Gabrielle Chanel entrou no ramo da moda como chapeleira, mas foram as roupas que consagraram seu nome. Conhecida por seu estilo despojado e independente, libertou as mulheres das roupas apertadas com saias longas e popularizou os clássicos vestido pretinho e sapatos bicolores. Entre suas criações estão as calças de marinheiro, o vestido chemisier e a fragrância Chanel nº 5. Quando morreu, sua maison perdeu o rumo, mas recuperou-se com a mão firme de Karl Lagerfeld em 1983. Hoje, comanda as linhas de alta costura e prêt-à-porter da Chanel, e mantém a marca como referencial de elegância e bom gosto para mulheres de todas as idades.
 




DIOR

Fundador: Christian Dior (1905-1957)
Quando: 1947
Onde: Paris, França
Designer atual: John Galliano


História: As coleções impecáveis de Dior viraram sinônimo de elegância e sofisticação com saias e vestidos que ficavam a exatos 40 centímetros do chão, seguindo a regra criada pelo estilista. Tinha clientes fiéis e famosas, como a princesa Grace Kelly de Mônaco e a atriz Marlene Dietrich. A casa cresceu, com perfumes, jóias, luvas, lenços e lingeries e com mais lojas pelo mundo. Dior falece em 1957, e sua marca fica aos cuidados de seu jovem assistente, Yves Saint Laurent, até 1962. Em seguida vieram Marc Bohan, Gianfranco Ferré até que em 1997, chega à direção o irrevente estilista John Galliano. Ele mescla a herança tradicional de Dior com inspirações orientais, indígenas, figurinos de óperas e tudo o que lhe chama a atenção. Com seu jeito audacioso, olhar apurado e muito glamour, ele conseguiu manter a marca Christian Dior como uma das mais respeitadas da alta-costura e a mantém atual para vestir a mulher do século XXI com a mesma sofisticação do tempo das avós.






GUCCI

Fundador: Guccio Gucci (1881 - 1953)
Quando: 1921
Onde: Florença, Itália
Designer: Frida Giannini

História: Guccio Gucci abre uma empresa de artigos de couro e malas em 1921 em Florença, na Itália. Ele se estabelece produzindo malas, baús, luvas, sapatos e cintos em couro com temas equestres. Nos anos 1940, o regime fascista na Itália dificultou a compra de materiais, e Gucci resolveu usar materiais alternativos, como o bambu, para continuar produzindo suas bolsas. A faixa verde e vermelha que é a marca registrada da Gucci apareceu com força por volta de 1951, inspirada em uma sela de cavalo. Guccio morre em 1953 e seus filhos tomam conta do negócio. Na década de 1960, surge o logotipo com o “G” duplo e famosas como Jackie O, Grace Kelly e Liz Taylor ajudam a popularizar a marca, desfilando bolsas e echarpes Gucci. Nos anos 1980, a marca chega à Ásia e é comprada por um grupo de investidores. Foi relançada mundialmente com novos produtos e um ar renovado, com Tom Ford como estilista. Nos últimos anos, a direção de criação passou para a jovem estilista italiana Frida Giannini. Ela foi responsável pela linha de bolsas da Fendi por algumas temporadas e chegou à Gucci há seis anos, onde reinterpretou ícones tradicionais da marca, como as imagens equestres e os antigos florais, incorporando os temas a materiais e formas mais modernas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário